A SINALIZAÇÃO VERTICAL

A sinalização vertical é um subsistema da sinalização viária, que se utiliza de sinais apostos sobre placas fixadas na posição vertical, ao lado ou suspensas sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente ou, eventualmente, variável, mediante símbolos e/ou legendas preestabelecidas e legalmente instituídas. A sinalização vertical tem a finalidade de fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotar comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança, ordenar os fluxos de tráfego e orientar os usuários da via. A sinalização vertical é classificada segundo sua função, que pode ser de:

  • Regulamentar as obrigações, limitações, proibições ou restrições que governam o uso da via.
  • Advertir os condutores sobre condições com potencial risco existentes na via ou nas suas proximidades, tais como escolas e passagens de pedestres.
  • Indicar direções, localizações, pontos de interesse turístico ou de serviços e transmitir mensagens educativas, dentre outras, de maneira a ajudar o condutor em seu deslocamento.

OS SINAIS POSSUEM FORMAS PADRONIZADAS, ASSOCIADAS AO TIPO DE MENSAGEM QUE PRETENDE TRANSMITIR (REGULAMENTAÇÃO, ADVERTÊNCIA OU INDICAÇÃO).

Desenvolvido por KeepOn Digital